
A deputada federal Júlia Zanatta (PL-SC) vai recorrer ao Ministério Público Federal para que sejam tomadas medidas legais contra a também deputada Érika Hilton (Psol-SP), que a chamou de “feia” e “ultrapassada”.
No último dia 5 de junho, durante uma reunião da Comissão de Defesa dos Direitos das Mulheres, em uma fala da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, ocorreu um acalorado debate entre as deputadas. Zanatta afirmou que Cida deveria deixar o cargo e acusou Hilton de agressão sistemática, alegando que depois ela acusa os outros de transfobia.
Em resposta, Érika Hilton retaliou chamando a colega de “ridícula”, “feia” e “ultrapassada”, deixando o clima ainda mais tenso. Em um tom sarcástico, sugeriu que Zanatta cuidasse mais de si mesma: “vai hidratar esse cabelo. Vai se cuidar, pelo amor de Deus”.
O deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), que estava presente no momento, também entrou na discussão e proferiu comentários transfóbicos contra Érika, gerando mais polêmica no ambiente legislativo.
Diante desse cenário, Érika Hilton decidiu acionar o Ministério Público Federal para que Nikolas seja obrigado a indenizá-la em 5 milhões de reais, além de requerer uma investigação formal contra o parlamentar por suas declarações impróprias.