DestaqueDiário do Rio

Setembro de 2024 entra para a história como o mês mais seco dos últimos 27 anos no Rio de Janeiro, mas previsão indica chuvas acima da média para outubro

Setembro de 2024 será lembrado como o mês mais seco dos últimos 27 anos aqui no município do Rio. Segundo dados do Sistema Alerta Rio, foram registrados apenas 6,9 mm de chuva ao longo dos últimos 30 dias, o menor índice desde o início da série histórica em 1997. O número supera com folga outros anos de baixa precipitação, como 2017, quando o acumulado foi de 11,6 mm.

A comparação com os últimos anos evidencia a seca deste ano. Em 2023, o índice pluviométrico para o período foi de 30,7 mm, enquanto setembro de 2022 registrou uma média bem mais alta, com 144,7 mm de chuva. O recorde de maior índice de precipitação para o mês foi em 2005, com 157,7 mm.

Devido à estiagem, o Sistema Imunana-Laranjal, anunciou na semana passada que está operando com 89% de sua capacidade máxima. Como resultado, o abastecimento de água foi reduzido para os municípios de São Gonçalo, Niterói, Itaboraí (água bruta), parte de Maricá (Inoã e Itaipuaçu) e a Ilha de Paquetá.

Tendência para Outubro

Apesar da escassez de chuva em setembro, a tendência é que os índices pluviométricos comecem a aumentar a partir de agora. Normalmente, a partir de outubro, os acumulados de chuva se elevam significativamente. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), as chuvas devem retornar gradualmente ao longo do mês, avançando por todo o Brasil.

A previsão do INMET indica precipitações acima da média em grande parte da Região Sul, Mato Grosso do Sul, São Paulo e sul do Rio de Janeiro.

Advertisement

Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Setembro foi o mês mais seco em 27 anos no RJ; saiba a previsão para outubro

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo