Programa UniSer da UnB é homenageado na Câmara em celebração ao Dia Internacional do Idoso
01/10/2024 – 19:40
Bruno Spada/Câmara dos Deputados
Alunos e professores da UniSer prestigiaram a sessão solene na Câmara
No dia primeiro de outubro de 2024, a Câmara dos Deputados realizou uma sessão solene em homenagem ao programa UniSer da Universidade de Brasília, em referência ao Dia Internacional do Idoso. Centenas de alunos e professores do programa de extensão da UnB estiveram presentes para prestigiar o evento.
A UniSer, também conhecida como Universidade do Envelhecer, foi criada em 2015 com o objetivo de promover ações educativas que ampliem as capacidades e habilidades de adultos e idosos. O programa oferece o curso de Educador Político Social em Gerontologia, com duração de um ano e meio a cada semestre. Camila Alves Areda, coordenadora-geral do programa, destaca os bons resultados obtidos ao longo dos anos.
Atualmente, a UniSer conta com 10 polos no Distrito Federal, e oferece 12 projetos de extensão, pesquisa e inovação, incluindo o projeto Ação e o Tecnogeronto. A realização do programa foi um sonho da professora Margô Karnikowski, que hoje é diretora do centro integrado de ensino e pesquisa da UniSer.
Na sessão solene, a recém-eleita reitora da Universidade de Brasília, professora Rozana Reigota Naves, destacou a importância de iniciativas como a UniSer e o vestibular 60 Mais para motivar as novas gerações a ingressar na universidade.
Bruno Spada/Câmara dos Deputados
Reginaldo Veras destacou pioneirismo da UnB na educação de idosos
O deputado Prof. Reginaldo Veras ressaltou a necessidade de políticas públicas que acolham a crescente população idosa no Brasil, garantindo boas condições de vida e assistência previdenciária. Durante a sessão, a professora Margo Karnikowski alertou para o aumento da população idosa e a importância de preparar a sociedade para essa mudança demográfica.
Reportagem – Luiz Cláudio Canuto
Edição – Roberto Seabra