Governador de São Paulo planeja expansão da linha 17-ouro de monotrilho
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), anunciou nesta terça-feira (1º) que planeja expandir a linha 17-ouro de monotrilho. As novas estações previstas são Jabaquara, da linha 1-azul, e São Paulo-Morumbi, da linha 4-amarela.
A expansão da linha não possui um prazo definido, mas o governador afirmou que o governo já está trabalhando no plano. Tarcísio visitou a instalação do primeiro trem da linha 17-ouro, que conectará o aeroporto de Congonhas à estação de trem Morumbi, da linha 9-esmeralda. A entrega desse trem ocorre após uma década de atrasos na inauguração da linha, que tinha previsão inicial para a Copa do Mundo de 2014.
Com um total de 14 trens previstos para operar na linha, o segundo trem deve chegar em dezembro, e os demais ao longo de 2025, segundo informações do governo estadual. No entanto, especialistas criticam o custo-benefício do monotrilho, que terá um investimento de R$ 6,1 bilhões para apenas 8 km de trilhos. Em comparação, o corredor de ônibus Berrini, com extensão similar, foi projetado para atender 94 mil passageiros por dia, com um custo de R$ 45 milhões.
Tarcísio defendeu o modelo do monotrilho, enfatizando a importância de concluir uma obra que já teve um alto custo ao longo dos últimos anos. Ele ressaltou que o atraso da linha se deu por questões contratuais do passado e que a prioridade atual é finalizá-la. Além da expansão da linha 17, o governador também destacou a importância da linha 16-violeta, que ainda está em fase preliminar de estudos. Esta linha tem como objetivo interligar as zonas oeste e leste da capital.
Testes no elevado começam em janeiro
O trem da linha 17-ouro conta com cinco vagões, 114 assentos e capacidade total para 616 passageiros. A velocidade operacional será de 80 km/h. Os testes na composição começarão com avaliações estáticas, seguidas por testes em movimento no pátio de trens. A previsão é que em janeiro de 2023, os motoristas que passam pela região já possam ver o monotrilho em movimento.
Mesmo quando estiver em operação, a composição utilizará baterias como fonte de energia, com autonomia para rodar 8 km apenas com a bateria. A construção das estações e dos trilhos está sendo conduzida pela Agis Construção S.A., após o rompimento unilateral do contrato com o segundo consórcio responsável pelas obras em maio do ano passado.