TJRJ se torna o primeiro tribunal a disponibilizar juízes para atuar no TJRS em apoio aos desastres climáticos no RS

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) se tornou o primeiro no país a disponibilizar juízes e desembargadores para atuarem em processos do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS). A cooperação entre as duas cortes, oficializada nesta segunda-feira (30/09), busca dar suporte ao tratamento de processos impactados pelos recentes desastres climáticos no estado sulista.

“Precisamos lembrar que o Poder Judiciário é uno, e somos todos brasileiros. O Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul se unem para minimizar o sofrimento do povo gaúcho. O TJRJ reforça por que é uma referência nacional em cooperação judiciária” afirmou o desembargador Alexandre Freitas Câmara, presidente do Núcleo de Cooperação Judiciária do TJRJ (NUCCOP).

A ação voluntária contará com 61 juízes, que conduzirão audiências, e 13 desembargadores, que participarão das sessões de julgamento. Todo o trabalho será realizado de forma on-line, respeitando a disponibilidade dos magistrados e sem comprometer as funções no Rio de Janeiro. O cadastro dos voluntários foi feito pela Amaerj.

“De forma pioneira, o TJRJ firmou um importante termo de cooperação com o TJRS. Nossos magistrados, de forma voluntária e gratuita, auxiliarão o Judiciário gaúcho a lidar com os processos prejudicados pelo desastre climático ocorrido no estado” complementou o desembargador.

A iniciativa segue a Recomendação 152/2024 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que orienta a adoção de cooperação judiciária, incluindo interinstitucional, para assegurar a prática de atos administrativos e jurisdicionais em processos críticos no Rio Grande do Sul.

Advertisement

Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro disponibiliza juízes para ajudar processos no Rio Grande do Sul
Sair da versão mobile