População das cidades atingidas por enchentes no RS demonstra descrença nas eleições municipais neste ano

Eleições Municipais em meio à descrença pós-enchentes no Rio Grande do Sul

No Estado do Rio Grande do Sul, um ano após as primeiras enchentes que devastaram o Vale do Taquari, as eleições municipais se aproximam em meio a um clima de desconfiança e indignação por parte da população das cidades mais atingidas pela tragédia.

Em Roca Sales, a situação é especialmente delicada. Moradores que perderam tudo nas enchentes se mostram descrentes em relação aos políticos locais e suas promessas eleitorais. Zilda de Vargas, 81 anos, expressou sua frustração ao declarar que nenhum representante político se preocupou em oferecer auxílio após a catástrofe.

O prefeito de Roca Sales, Amilton Fontana, que está em seu segundo mandato e não pode se reeleger, reconheceu a difícil situação política na cidade. Segundo ele, houve um clima de descredibilidade para com o setor público após a falta de apoio da classe política durante a crise.

Em Cruzeiro do Sul e Muçum, outras cidades fortemente afetadas pelas enchentes, a situação não é muito diferente. A população se mostra desiludida com as promessas de reconstrução e recuperação das áreas atingidas. E os candidatos, por outro lado, enfrentam a difícil tarefa de conquistar a confiança dos eleitores em meio ao caos pós-tragédia.

O pesquisador Fernando Fan, da UFRGS, chama a atenção para as promessas feitas por políticos que nem sempre se mostram viáveis ou eficazes para resolver o problema das enchentes. E aponta a importância da conscientização da população sobre as soluções estruturais necessárias para prevenir novos desastres naturais.

Em Porto Alegre, a discussão se concentra no sistema de proteção contra cheias, que revelou falhas estruturais e de manutenção após a cidade ser atingida pelas enchentes. O prefeito Sebastião Melo busca se reeleger e enfrenta críticas sobre a falta de preparo da capital para enfrentar calamidades ambientais semelhantes.

María do Rosário, principal adversária nas pesquisas, propõe a manutenção adequada do sistema de drenagem da cidade e a realização de obras de recuperação e segurança para evitar novos prejuízos no futuro.

Sair da versão mobile