Agência BrasilDestaque

Ministério da Saúde anuncia abertura de 15 Centros de Reabilitação para pessoas com deficiência em 13 municípios do Brasil

O Ministério da Saúde anunciou a abertura de 15 novos Centros Especializados em Reabilitação (CER) em 13 municípios do país, como parte de um esforço para melhorar o cuidado e a reabilitação de pessoas com deficiência. Além disso, haverá um aumento de 20% no repasse para oito centros já existentes, habilitados para atender indivíduos com deficiências intelectuais e Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Uma das novidades é a inclusão da reabilitação auditiva no CER de Maracanaú, localizado no estado do Ceará. Além disso, os transportes sanitários utilizados para locomoção das pessoas com deficiência nos centros serão adaptados, visando garantir mais acessibilidade e conforto para os pacientes.

O investimento total nesses centros ultrapassará os R$ 49 milhões, de acordo com informações divulgadas pelo ministério. Esses recursos serão direcionados não apenas para a abertura e ampliação dos centros, mas também para o fortalecimento das estruturas já existentes, que desempenham um papel crucial na oferta de tratamentos auditivos, visuais, intelectuais e físicos.

Estima-se que 18,6 milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência, sendo a maioria mulheres. Diante desse cenário, a expansão e fortalecimento dos CERs se tornam ainda mais essenciais para garantir que essas pessoas tenham acesso a tratamentos e cuidados adequados, visando a melhoria da qualidade de vida e a promoção da inclusão social. Com essas novas iniciativas, o Ministério da Saúde reafirma seu compromisso em proporcionar um atendimento mais abrangente e eficiente para essa parcela da população, que muitas vezes enfrenta desafios adicionais no acesso aos serviços de saúde.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo