
Aliados de Trump respiram aliviados com escolha de vice de Kamala Harris
Uma fonte próxima à CNN revelou que os aliados do ex-presidente Donald Trump estão aliviados por Kamala Harris não ter escolhido Josh Shapiro como seu vice. Shapiro, governador da Pensilvânia, poderia atrair votos decisivos no estado, uma vez que desde 2008, quem vence na Pensilvânia acaba ganhando a eleição presidencial.
Além de Shapiro, outros nomes foram especulados para a posição de vice de Kamala Harris, como Roy Cooper, governador da Carolina do Norte; Mark Kelly, senador pelo Arizona; Andy Beshear, governador de Kentucky; entre outros. A escolha do vice é crucial, pois pode influenciar diferentes segmentos do eleitorado.
Votos da classe média em jogo
Denilde Holzhacker, professora de relações internacionais da ESPM, avalia que a escolha do vice pode ser estratégica para relacionar Kamala Harris com um eleitorado que ela não tem costumeiramente. Segundo a especialista, a chapa procura um equilíbrio de gênero com a inclusão de um homem branco que possa fazer a ponte com eleitores do subúrbio, da classe média, independentes e republicanos moderados insatisfeitos com Donald Trump. Esse movimento pode ajudar a quebrar a resistência ao nome de Kamala Harris.
“Kamala não ganha sem a Pensilvânia, considerando que Trump está muito bem nas pesquisas em vários outros estados-chave”, afirmou Denilde, destacando a importância desse estado para as eleições.
Eleitorado negro em destaque
A escolha do vice também pode impactar diretamente o eleitorado negro, outro segmento fundamental para as eleições. A relação entre Kamala Harris e esse eleitorado será um ponto chave na estratégia da campanha.