
Maior granizo já registrado no Brasil cai em Bagé, no Rio Grande do Sul
No final de setembro, a região de Corredor dos Brasil, em Bagé, no Rio Grande do Sul, foi atingida pelo maior granizo já registrado no país. Com impressionantes 14,6 cm de diâmetro, a pedra de gelo superou o recorde anterior de 13 cm, registrado em abril de 2023 em Barra do Ribeiro, também no Rio Grande do Sul.
O fenômeno foi atribuído a uma tempestade supercelular, caracterizada por ser intensa e rotatória, capaz de produzir granizo de grandes proporções. A supercélula se formou no Uruguai e avançou pelo sul do Brasil ao longo do dia 25 de setembro de 2024, causando danos em diversas localidades gaúchas.
O registro do novo recorde foi feito pelo grupo Prevots, composto por meteorologistas sem fins lucrativos interessados em documentar e pesquisar tempestades severas no Brasil.
A formação do granizo acontece dentro de nuvens de tempestade conhecidas como cumulonimbus, onde as correntes de ar levam gotas de água para altitudes muito frias, fazendo com que congelem e se transformem em pedras de gelo.
Essas pedras de gelo, ao serem impulsionadas para cima e para baixo dentro da nuvem, acumulam camadas de gelo até atingirem um tamanho que as torna pesadas demais para se sustentarem. A magnitude do granizo está diretamente ligada à intensidade dessas correntes de ar.