Dia Mundial do Coração: importância da prevenção e cuidados para evitar doenças cardiovasculares.

A cada 90 segundos, uma pessoa perde a vida no Brasil devido a problemas cardiovasculares, totalizando 46 óbitos por hora. No entanto, assustadoramente, 80% desses casos poderiam ser evitados. O gerente de Atenção à Saúde e cardiologista do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM), Luiz Antonio Pertili Rodrigues de Resende, ressalta a importância de uma avaliação periódica em indivíduos assintomáticos para identificar e tratar possíveis fatores de risco.
O check-up regular permite a introdução precoce de medidas preventivas, além de conscientizar as pessoas sobre sua saúde e autocuidado. A periodicidade desse acompanhamento varia de acordo com o estado clínico de cada paciente, sendo geralmente recomendada uma avaliação anual para indivíduos saudáveis e assintomáticos.
O cardiologista Fernando de Martino, também do HC-UFTM, alerta para um aumento no número de casos de doenças cardiovasculares entre pacientes jovens nos últimos anos. Ele relaciona essa tendência ao estilo de vida moderno, caracterizado pela correria do dia a dia e pelo estresse, levando os indivíduos a fatores de risco como sedentarismo, obesidade, alimentação inadequada, tabagismo e consumo excessivo de álcool.
Diante desse cenário preocupante, a orientação é que as pessoas realizem avaliações médicas de forma regular, anualmente, ou sempre que apresentarem sintomas como falta de ar, dores no peito, inchaço, tonturas, palpitações ou desmaios. A conscientização e a prevenção são fundamentais para garantir a saúde do coração e evitar complicações graves.