DestaqueDiário do Rio

Candidatos a vereador e prefeito emporcalham Centro Histórico, infringindo lei eleitoral e danificando patrimônio histórico da cidade[embed]https://www.youtube.com/watch?v=videoseries[/embed]

Paredes, postes, lixeiras, fachadas de imóveis, monumentos, patrimônio histórico….nada parece escapar à ação porca e devastadora das equipes de alguns candidatos a vereador e a prefeito do Rio. O vandalismo, encarado com naturalidade por alguns, transformou o Centro Histórico em um gigantesco antro de feiúra, com adesivos redondos coloridos em toda a parte, uma flagrante infração à lei eleitoral. E ao bom senso.

Os candidatos que invadem as casas e ruas prometendo cuidar da infraestrutura e do patrimônio urbano do Rio são os mesmos cujas equipes espalham adesivos indiscriminadamente, desfigurando a paisagem urbana e ferindo a lei eleitoral. O caso é flagrante na região da Praça XV e do Arco do Teles – conjunto tombado nacional protegido pelo Iphan, que foi transformado em latrina por alguns candidatos a vereador e por um candidato a prefeito. “Isso é uma grande pena, pois é justamente agora que a região vem reagindo, estando lotada todos os finais de semana, tomada de turistas e novas lojas abrindo as portas. Tudo estava limpo, arrumado, e agora estes candidatos vêm destruir tudo. A pintura dos prédios tombados é complicada, feita com tinta específica, e sai junto com os adesivos”, reclama Wilton Alves, que administra diversas casas na Travessa do Comércio.

Os prédios históricos – todos tombados e muitos deles tendo passado por reformas em decorrência do projeto Reviver Cultural – são as principais vítimas desse abuso. Muitas vezes com fachadas recém-pintadas e reformadas, esses imóveis tornam-se alvos fáceis. Na região, postes, lixeiras, placas e muros não escapam dessa poluição visual que só cresce a cada dia. A estrela da imundície é a campanha do professor de história Tarcísio Motta à prefeitura. Adesivos dele e de alguns de seus candidatos a vereador emporcalham todo o local, e se ele é lanterninha nas pesquisas, parece ter se tornado líder de imundície eleitoral. Colados nas paredes de sobrados centenários, suas propagandas prejudicam o patrimônio cultural e provavelmente não tem adiantado muita coisa. Os eleitores de Tarcísio chegaram a colar um adesivo na recém-colocada placa de um recém-aberto projeto do Reviver Cultural.

https://www.youtube.com/watch?v=videoseries

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo