10 cidades históricas do Rio de Janeiro que você precisa conhecer: arquitetura, cultura e história em destaque.

Descubra as histórias por trás de 10 cidades históricas do Rio de Janeiro
O estado do Rio de Janeiro é repleto de cidades que ajudam a contar e a entender a construção do Brasil. Repleto de arquitetura, arte, culinária e palco de transformações e eventos sociais e políticos, o Rio de Janeiro abriga muitos municípios que nasceram, se desenvolveram e cravaram seu nome na história.
Seja no período colonial, da revolução do café, da expansão ferroviária ou da consolidação do Rio como Capital Federal, o estado tem em cada cidade um pouquinho da nossa identidade como sociedade.
Pensando nisso, o DIÁRIO DO RIO listou 10 cidades históricas do nosso estado que você precisa conhecer; confira:
PARATY
Cidade extremamente política, o município de Paraty localiza-se no extremo oeste do litoral do Estado do Rio de Janeiro, junto à divisa com o Estado de São Paulo, e é constituído pelas áreas íngremes da Serra da Bocaina (trecho da Serra do Mar), pelos vales de inúmeros rios que dela descem, e por uma estreita borda litorânea.
PETRÓPOLIS
Conhecida como Cidade Imperial, Petrópolis está localizada no estado do Rio de Janeiro, no sudeste do Brasil. Encontra-se na Mata Atlântica, 813 metros acima do nível do mar, na serra dos Órgãos, e aproximadamente 67 km ao norte da cidade do Rio de Janeiro. Petrópolis significa, em grego, “cidade de Pedro”.
TERESÓPOLIS
Vizinha de Petrópolis, Teresópolis é mais uma região serrana com uma grande quantidade de áreas verdes. A cidade está localizada no topo da Serra dos Órgãos, cercada de lindas paisagens como rios e cascatas, somadas a uma rica flora e fauna locais.
RIO DE JANEIRO
A Capital Fluminense não poderia ficar de fora dessa relação. A Cidade Maravilhosa, como é conhecida mundialmente, é um dos mais importantes recortes da história do Brasil. A antiga Capital do Brasil, nasceu no Morro de São Januário, mais tarde conhecido como Morro do Castelo, e depois na Praça Quinze, até hoje centro vital do Rio, o chamado Centro Histórico.
VALENÇA
O município herdeiro de uma vocação rural e agrícola passou por um grande desenvolvimento e opulência à época da cultura do café.
BARRA DO PIRAÍ
Barra do Piraí, que quer dizer “foz de um rio“, “lugar onde um rio se lança em outro“ é uma cidade cortada por dois rios: o Paraíba do Sul e o Piraí.
VASSOURAS
O nome Vassouras está associado a um arbusto que foi muito abundante na região, conhecido como “tupeiçaba” ou “guaxima”, popularmente chamado de vassourinha.
MENDES
A cidade de Mendes tem origem em um simples rancho para pouso de tropas, erguido às margens do “Caminho Novo do Tinguá”, num atalho que ligava a aldeia de Valença com a cidade do Rio de Janeiro.
MIGUEL PEREIRA
A cidade com o terceiro melhor clima do mundo e com um charme de tirar o fôlego, traz como credenciais, a entrada colonial e o Lago de Javary, ponto turístico dos mais visitados da região e uma obra arte da engenharia, o Viaduto Paulo de Frontin.
RIO DAS FLORES
Lugar tranquilo e de gente hospitaleira, Rio das Flores também foi um município que se destacou com a produção de café no Século XIX.
*Com dados das prefeituras locais
Anúncio
Receba notícias no WhatsApp