
A equipe do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) está atualmente realizando os serviços de remoção do material que caiu sobre a marginal no sentido Londrina – Mauá da Serra do viaduto de acesso a Irerê, na PR-445, localizada na região Norte do estado.
Na tarde deste sábado (28), houve uma atualização sobre a situação, com a liberação da marginal oposta, no sentido Mauá da Serra – Londrina. Isso permite que os usuários que se dirigem a Londrina utilizem esse trecho, porém a pista central ainda permanece fechada.
Segundo informações do DER/PR, no domingo (29) será avaliada a possibilidade de liberar a marginal no sentido Londrina – Mauá da Serra, desde que a estabilidade do aterro da rodovia seja verificada após a remoção do material. Por enquanto, as pistas centrais continuarão interditadas.
O incidente ocorreu devido às fortes chuvas que atingiram a região na quinta-feira (26), fazendo com que o muro de contenção do aterro cedesse, resultando na queda de terra e peças de concreto sobre a marginal. Parte do acostamento da pista da rodovia também foi danificada nesse processo.
No dia do incidente, foi registrado um acumulado de chuvas de 17,4 mm na cidade, o que representa 28,34% do total esperado para o mês, de acordo com dados do Simepar.
A recuperação do viaduto exigirá uma reformulação do sistema de drenagem das águas no local danificado, seguida pela recomposição do aterro da pista e reconstrução do muro de contenção afetado.