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Banimento de celulares nas escolas: uso pedagógico é liberado com supervisão dos professores para melhor aprendizado dos alunos.

Banimento de Celulares nas Escolas: Uso Pedagógico é uma Exceção

O banimento dos celulares no ambiente escolar não impede que os aparelhos sejam utilizados para fins pedagógicos. Em escolas brasileiras e de outros países que já aderiram à proibição, há a liberação do uso, ocasional e supervisionado pelos professores, quando os smartphones são considerados úteis para o aprendizado.

O debate sobre esse tema ganhou força no Brasil na semana passada, quando o governo federal prepara um projeto de lei para banir celulares nas escolas públicas e privadas, tanto nas salas de aula quanto nos recreios, com o objetivo de reduzir os prejuízos causados pelos smartphones ao aprendizado e à saúde mental.

Não há detalhes sobre esse projeto de lei, mas o banimento do celular costuma prever o uso pedagógico como uma exceção ao veto, sempre com a autorização do professor.

Celulares nas Escolas: Uso Pedagógico em Destaque

Na França, considerada um modelo na proibição dos celulares nas escolas desde 2018, o uso pedagógico é possível mediante autorização dos professores. No Brasil, a Prefeitura do Rio de Janeiro foi pioneira na proibição, mas com exceção para uso pedagógico supervisionado.

O secretário municipal de educação do Rio de Janeiro, Renan Ferreirinha, defende que a tecnologia pode ser uma aliada no ensino, desde que utilizada com critério. Ele ressalta a importância da supervisão do professor para evitar distrações causadas por notificações de redes sociais.

Na Castanheiras, escola em Santana do Paranaíba, os smartphones são usados de forma pontual e supervisionada para pesquisas rápidas e acesso a ferramentas úteis, como calculadoras e Google Maps, sob orientação dos professores.

Projeto de Lei em São Paulo e Opiniões sobre o Uso Pedagógico

Um projeto de lei em São Paulo propõe o banimento dos celulares nas escolas, mas com exceção para uso pedagógico. A autora do projeto, deputada Marina Helou, destaca a importância de garantir que os dispositivos utilizados em aula sejam fornecidos pela escola, a fim de evitar desigualdades entre os alunos.

Para especialistas, como Ari de Sá Cavalcante Neto, fundador de um grupo de sistemas educacionais, o uso de computadores nas escolas é preferível ao uso de celulares. Eles destacam a importância do controle e supervisão dos dispositivos eletrônicos para garantir um ambiente de aprendizado adequado.

Empresas que desenvolvem sistemas educacionais digitais, como a Conexia Educação, também ressaltam a importância de softwares que permitem controlar o tempo de uso e os aplicativos disponíveis nos celulares dos alunos, transformando esses dispositivos em recursos pedagógicos eficazes.

Em síntese, o debate sobre o banimento de celulares nas escolas ressalta a importância do uso pedagógico desses dispositivos, desde que devidamente supervisionados pelos professores e com controle sobre o conteúdo acessado, visando aprimorar o processo de ensino-aprendizagem.

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