DestaqueUOL

Ataque de Israel ao QG do Hezbollah mata líder Hassan Nasrallah em Beirute: tensão e incerteza no Oriente Médio

Ataque de Israel resulta na morte de Hassan Nasrallah, líder do Hezbollah

O mega-ataque realizado na noite de sexta-feira (27) por Israel contra o QG do Hezbollah em Beirute resultou na morte de Hassan Nasrallah, 64 anos, o todo-poderoso líder do grupo extremista libanês, confirmada pelas forças israelenses neste sábado (28).

Segundo um porta-voz do exército israelense, Nadav Shoshani, o chefe do Hezbollah foi “eliminado” em uma ação que destruiu seis edifícios com bombas para destruir bunkers. Essa é a culminação de 18 anos de atrito entre israelenses e o Hezbollah desde a última guerra entre os dois.

As tensões se intensificaram nos últimos dias com Israel perdendo a paciência após quase um ano de ataques fronteiriços. O Hezbollah, por sua vez, lançou milhares de foguetes e mísseis em apoio ao Hamas, que havia atacado Israel anteriormente, deixando um rastro de morte e devastação.

Com a morte de Nasrallah e a perda de muitos comandantes do Hezbollah, o grupo extremista sofre um duro golpe e vê uma parte significativa de seu arsenal ser destruída. No entanto, a capacidade de reação do grupo ainda é incerta após os recentes acontecimentos.

A comunidade internacional aguarda agora para ver como o Irã, principal apoiador do Hezbollah, reagirá a essa situação, e se haverá uma escalada de tensões na região ou se outros atores estarão envolvidos no conflito. Os próximos dias serão cruciais para definir os rumos dessa crise.

Com Reuters e AFP

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo