
Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística anuncia reabertura de parques estaduais em São Paulo
A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística anunciou a reabertura de 69 parques estaduais que estavam fechados desde o dia 1º devido às queimadas que atingiram São Paulo. A partir da próxima segunda-feira (30), esses parques poderão voltar a receber o público.
Porém, outras 13 unidades de conservação permanecerão fechadas pelo menos até 12 de outubro. Estes parques estão localizados em áreas sem chuva e com focos de incêndio no entorno, como a Estação Ecológica Bananal, no leste do estado, que ainda apresenta riscos de incêndio.
A decisão de reabertura dos parques foi tomada após uma reunião do gabinete de crise criado desde o início das queimadas, em agosto, visando garantir a segurança dos visitantes e da biodiversidade. Algumas unidades adotaram horários diferenciados para o ecoturismo e o fechamento de determinados atrativos ou trilhas, conforme comunicado oficial do governo.
Nas áreas concessionadas dos parques de Campos do Jordão, no Vale do Paraíba, e do Cantareira, na região metropolitana de São Paulo, as atividades de ecoturismo podem ser mantidas desde que não haja riscos aos visitantes, segundo declarações de Rodrigo Levkovicz, diretor-executivo da Fundação Florestal.
Parques que serão reabertos na segunda-feira (30)
- Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) Leopoldo Couto Magalhães
- Estação Ecológica (EE) Angatuba
- Estação Ecológica (EE) Assis
- Estação Ecológica (EE) Avaré
- Estação Ecológica (EE) Caetetus (das 8h às 12h)
Unidades de Conservação que permanecem fechadas
- Estação Ecológica (EE) Bananal
- Estação Ecológica (EE) Barreiro Rico
- Estação Ecológica (EE) Bauru
- Estação Ecológica (EE) Ibicatu