Prefeitura do Rio de Janeiro garante transporte público gratuito em todas as modalidades no dia das eleições, incluindo vans

Prefeitura do Rio de Janeiro anuncia gratuidade no transporte público para as eleições
A Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Transportes, divulgou nesta sexta-feira (27) que todos os serviços de transporte público da cidade serão gratuitos no dia das eleições, 6 de outubro. A iniciativa, que já contemplava ônibus, BRT e VLT, agora se estende às vans dos serviços de transporte Urbano Local (STPL) e Complementar Comunitário (STPC), conhecidos como cabritinhos.
A gratuidade estará em vigência das 6h às 20h, visando garantir que todos os eleitores possam se deslocar até os locais de votação e retornar para suas residências sem gastos. A medida também valerá no segundo turno, se houver, em 27 de outubro.
Funcionamento dos serviços de transporte
Conforme o decreto municipal, os operadores de vans receberão uma diária de R$ 1.030 mediante comprovação da prestação do serviço, por meio de GPS ou fotos. As empresas de ônibus foram orientadas a operar com 100% da frota no dia das eleições, devido à grande demanda prevista.
Metrô, trem e barcas
Apesar da gratuidade nos transportes municipais anunciada pela prefeitura, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) informou que a expectativa é que todos os modais de transporte do estado, como metrô, trem e barcas, também ofereçam passe livre no dia da votação. No entanto, até o momento, o Governo do Estado não divulgou detalhes sobre a operação desses serviços.
A isenção no transporte público segue uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de outubro de 2022, que determinou o passe livre no dia das eleições em todo o país.