DestaqueUOL

Perfil bloqueado de candidato à Prefeitura de SP publica conteúdo mesmo após decisão da Justiça Eleitoral

O candidato à Prefeitura de São Paulo Pablo Marçal (PRTB) continua gerando polêmica ao manter a publicação de conteúdo em um perfil que foi bloqueado por determinação da Justiça Eleitoral.

Nesta quinta-feira (26), Marçal fez três postagens em sua conta bloqueada no Instagram (@pablomarcal1). Procurado pelo Painel por meio de sua assessoria, o candidato não enviou respostas às solicitações de contato.

Em uma das publicações, é apresentado um vídeo com o deputado federal Ricardo Salles (Novo-SP) declarando que “o sistema partidário, os esquemas administrativos, os conchavos, derrotaram sua candidatura” a prefeito de São Paulo, destacando que chegou a alcançar 18% das intenções de voto, número semelhante ao de Marçal. Salles também enfatiza no vídeo que “é melhor perder em pé do que ganhar de quatro”.

Na legenda, o candidato escreveu “sempre o sistema…”.

Outra postagem de Marçal divulgou uma pesquisa de intenção de votos na qual ele aparece à frente de Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL). Já na terceira publicação, o candidato compartilha um trecho de entrevista em que faz uma piada e uma pessoa ri.

A especulação é que o candidato utilizou uma VPN (rede privada virtual) para realizar as postagens ou solicitou a alguém fora do país que atualizasse seu perfil no Instagram.

Após a suspensão da conta original no Instagram, Marçal criou um perfil reserva, @pablomarcalporsp, que não foi alvo de bloqueio judicial.

O juiz Antonio Maria Patiño Zorz, da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, determinou a suspensão das contas de Marçal em 24 de agosto. O magistrado considerou que o esquema de pagamento de “cortes” nos vídeos para impulsionar os perfis de Marçal poderia indicar abuso de poder econômico e dos meios de comunicação na eleição por parte do candidato.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo