
Enquanto a instalação dos novos anéis é aguardada, foram pendurados anéis menores na ponte d’Iéna, em frente à Dama de Ferro, para “dar continuidade” ao sentimento olímpico, de acordo com a prefeitura.
Última lembrança de um verão olímpico
O jornal Le Parisien também acompanhou a operação durante toda a noite e marcou que “depois de 110 dias pendurados na Torre Eiffel, os anéis olímpicos, a verdadeira imagem dos Jogos, deixaram a Dama de Ferro”.
A operação de retirada durou cerca de 20 minutos e a reportagem destacou o desapontamento de muitos parisienses nostálgicos, que assistiram aos trabalhos de remoção da estrutura: “Era lindo, um símbolo”, alguns relataram. “Não os derrubem, eles trarão de volta os turistas”, implorava Diaw, um vendedor ambulante que acompanhou a operação de desmontagem no local.
Os anéis não estavam adaptados às condições de inverno e começaram a se mover, segundo o periódico. O inverno do hemisfério norte se aproxima e as temperaturas caem aos poucos.
Nathan, um estudante de administração de 19 anos, relatou ao Le Parisien emocionado: “Pareceu-me estranho porque pensei que iríamos ficar com os anéis até 2025, para terminar este ano mantendo um rastro dos Jogos Olímpicos. É a última lembrança deste verão que está indo embora”, lamentou.