
Em uma investigação minuciosa realizada pelo Comprova, foi verificado que as informações disseminadas em um vídeo no TikTok sobre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assumindo ser comunista não condizem com a realidade. Os vídeos utilizados na montagem viral datam de 2023 e abordam dois eventos distintos.
O primeiro vídeo, gravado em 22 de setembro daquele ano, mostra um encontro no Palácio do Planalto entre o ex-presidente e Li Xi, membro do Comitê Permanente do Politburo e secretário da Comissão Central de Inspeção Disciplinar do Comitê do Partido Comunista da China. Durante a reunião, foram discutidas as relações econômicas entre Brasil e China, em comemoração aos 30 anos de parceria estratégica entre os dois países.
No canal do YouTube do presidente, é possível encontrar um vídeo que mostra parte da conversa entre Lula e Li Xi. Nele, o ex-presidente inicia dizendo: “Bem, meu caro Li Xi, membro da delegação chinesa, embaixador. Para nós, brasileiros, é sempre uma alegria poder receber um país-irmão, com quem mantemos uma relação extraordinária não apenas do ponto de vista comercial, mas também do ponto de vista político. O meu partido tem uma forte relação com o Partido Comunista Chinês.”
Posteriormente, Lula menciona que já esteve na China como dirigente partidário antes de assumir a presidência e expressa a vontade do governo em fortalecer as relações com a China nos âmbitos comercial, político e cultural.
Já o segundo vídeo, gravado em 29 de julho de 2023, retrata a Cerimônia de Abertura do XXVI Encontro do Foro de São Paulo, realizado em Brasília. O evento, que reuniu partidos e movimentos de esquerda de 27 países da América Latina e Caribe, foi descrito pelo PT como uma articulação internacionalista em prol da cooperação econômica e política entre as nações.