DestaqueUOL

Lula não assume ser comunista em vídeos viralizados no TikTok, Comprova mostra contexto correto dos discursos de 2023.

Em uma investigação minuciosa realizada pelo Comprova, foi verificado que as informações disseminadas em um vídeo no TikTok sobre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assumindo ser comunista não condizem com a realidade. Os vídeos utilizados na montagem viral datam de 2023 e abordam dois eventos distintos.

O primeiro vídeo, gravado em 22 de setembro daquele ano, mostra um encontro no Palácio do Planalto entre o ex-presidente e Li Xi, membro do Comitê Permanente do Politburo e secretário da Comissão Central de Inspeção Disciplinar do Comitê do Partido Comunista da China. Durante a reunião, foram discutidas as relações econômicas entre Brasil e China, em comemoração aos 30 anos de parceria estratégica entre os dois países.

No canal do YouTube do presidente, é possível encontrar um vídeo que mostra parte da conversa entre Lula e Li Xi. Nele, o ex-presidente inicia dizendo: “Bem, meu caro Li Xi, membro da delegação chinesa, embaixador. Para nós, brasileiros, é sempre uma alegria poder receber um país-irmão, com quem mantemos uma relação extraordinária não apenas do ponto de vista comercial, mas também do ponto de vista político. O meu partido tem uma forte relação com o Partido Comunista Chinês.”

Posteriormente, Lula menciona que já esteve na China como dirigente partidário antes de assumir a presidência e expressa a vontade do governo em fortalecer as relações com a China nos âmbitos comercial, político e cultural.

Já o segundo vídeo, gravado em 29 de julho de 2023, retrata a Cerimônia de Abertura do XXVI Encontro do Foro de São Paulo, realizado em Brasília. O evento, que reuniu partidos e movimentos de esquerda de 27 países da América Latina e Caribe, foi descrito pelo PT como uma articulação internacionalista em prol da cooperação econômica e política entre as nações.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo