DestaqueDiário do Rio

Lagarto teiú de 1,5m é encontrado em casa no interior do Rio de Janeiro, próximo ao Parque Estadual da Pedra Selada.[embed]https://www.youtube.com/watch?v=gSXQVl2hNlc[/embed]


Uma incrível descoberta surpreendeu os moradores da vila Visconde de Mauá, em Resende, município do interior do Rio de Janeiro. Uma fêmea de lagarto teiú, com impressionantes 1,5 metro de comprimento, foi encontrada repousando tranquilamente no quarto de uma casa da região. O fato ocorreu na tarde de quinta-feira, 26 de setembro, próximo ao renomado Parque Estadual da Pedra Selada (PESPS).

Diante da presença inusitada do réptil, a moradora agiu rapidamente e acionou os agentes ambientais do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) para realizar o resgate do lagarto. Chegando ao local, as equipes conseguiram capturar o animal de forma cuidadosa e, em seguida, o colocaram em uma caixa de madeira. Posteriormente, o teiú foi devolvido ao seu habitat natural, nas proximidades do parque.

O gestor do Parque Estadual da Pedra Selada, Carlos Dário, informou que a fêmea de lagarto teiú estava sob suspeita de gestação, uma vez que apresentava um abdômen dilatado, indicando que poderia estar prestes a botar ovos. Dário explicou que é comum avistarem teiús procurando abrigo seguro para depositar seus ovos, e que a aparição na residência não era incomum.

Sobre os teiús:

O lagarto teiú (Salvator merianae) é uma das maiores espécies de lagarto da América do Sul, com ocorrência principalmente no Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Esses animais podem atingir até 1,5 metro de comprimento e são reconhecidos por sua coloração preta e branca com manchas. Os teiús são onívoros, se alimentando de uma variedade de itens como insetos, pequenos animais, ovos e frutas.

Além disso, são conhecidos por habitar uma diversidade de ambientes, desde florestas tropicais até áreas urbanas, demonstrando grande adaptabilidade a diferentes condições ambientais.

Advertisement

Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Fêmea de lagarto teiú de 1,5m é encontrada “descansando” dentro de casa no interior do Rio de Janeiro; VÍDEO

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo