Agência BrasilDestaque

Chuvas intensas atingem 52 municípios gaúchos e afetam mais de 16 mil pessoas; governo retoma boletins diários sobre os impactos.

As fortes chuvas que têm castigado o estado do Rio Grande do Sul desde o início da semana já afetaram 52 municípios gaúchos e causaram danos a mais de 16,1 mil pessoas nessas localidades. Segundo informações da Defesa Civil do estado, até o momento, 367 pessoas estão em abrigos temporários e outras 349 estão desalojadas. Felizmente, não há registros de feridos, desaparecidos ou óbitos até o momento.

Essa situação de emergência levou o governo do estado a retomar a divulgação diária dos impactos das chuvas, por meio do portal SOS Rio Grande do Sul, desde a última quinta-feira (26). As chuvas intensas no estado têm atingido principalmente as regiões oeste, leste e central, com previsão de continuidade até o fim desta sexta-feira (27).

É importante ressaltar que esse cenário de fortes chuvas traz à tona os problemas enfrentados pelo Rio Grande do Sul nos últimos meses. No fim de abril e maio, temporais causaram 182 mortes e diversos danos em praticamente todos os 497 municípios gaúchos, mostrando a vulnerabilidade do estado diante das intempéries climáticas.

Para o fim de semana, a previsão é de muitas nuvens em Porto Alegre, mas sem a expectativa de chuvas intensas. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para a possibilidade de ventos fracos e umidade relativa do ar máxima de 90%. As temperaturas devem variar entre 15°C e 23°C no sábado (28) e alcançar a máxima de 26°C no domingo (29).

Diante desse cenário, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul orienta os moradores a adotar medidas preventivas, como fechar portas e janelas, retirar eletroeletrônicos da tomada e evitar deslocamentos para áreas afetadas. Além disso, a população deve ficar atenta aos alertas enviados pela Defesa Civil por meio de SMS, redes sociais e site oficial, e seguir as orientações de segurança em caso de emergência. Em caso de necessidade, os números de telefone de emergência são 190 ou 193.

É fundamental que a população esteja preparada e tome as devidas precauções diante do cenário de instabilidade climática que o Rio Grande do Sul vem enfrentando. A prevenção e a atenção às orientações das autoridades são essenciais para garantir a segurança e o bem-estar de todos os cidadãos afetados pelas chuvas no estado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo