
Rejeição a Pablo Marçal lidera pesquisa do Datafolha em São Paulo
O influenciador digital Pablo Marçal, do PRTB, é o candidato mais rejeitado pelos eleitores de São Paulo, segundo pesquisa divulgada pelo Datafolha. De acordo com o levantamento, 48% dos entrevistados afirmam que não votariam nele de jeito nenhum para prefeito.
Guilherme Boulos, do PSOL, aparece em segundo lugar na lista de rejeição, com 38% dos eleitores declarando que não votariam no candidato. Esse número teve uma leve queda em relação à semana anterior, quando estava em 47%.
A rejeição a Marçal continua alta mesmo após um episódio polêmico em que um assessor agrediu um integrante da equipe de outro candidato. Apesar dos esforços dos adversários em explorar a agressividade do candidato, a taxa de rejeição a Marçal subiu apenas 1 ponto percentual.
Outro destaque na pesquisa é José Luiz Datena, do PSDB, que aparece como o terceiro candidato mais rejeitado, com 36% de desaprovação. Datena protagonizou um episódio em um debate televisivo onde acertou Marçal com uma cadeirada, o que também refletiu em sua própria rejeição.
Além disso, Ricardo Nunes (MDB) e Tabata Amaral (PSB) são outros candidatos que apresentam índices de rejeição, com 21% e 16% respectivamente.
A pesquisa foi realizada com 1.610 eleitores de São Paulo e está registrada na Justiça Eleitoral. Em relação às intenções de voto, Nunes lidera com 27%, seguido por Boulos com 25% e Marçal com 21%. A rejeição a Marçal cresceu significativamente nas últimas semanas, alcançando 18 pontos a mais desde o início de agosto.
No recorte por gênero, a rejeição a Marçal é maior entre as mulheres, enquanto Boulos é menos rejeitado entre o eleitorado feminino. Datena é o candidato mais conhecido, com 97% de reconhecimento entre os entrevistados.