Novo incêndio florestal fecha Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, brigadistas trabalham no combate às chamas e visitantes são retirados.

Mais de 60 brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e voluntários se uniram para combater as chamas, que foram controladas por volta da meia-noite. Hoje, os trabalhos continuam com ações de rescaldo e monitoramento da região afetada.
De acordo com informações do ICMBio, ainda não há previsão para a reabertura do parque, que já havia sido alvo de outro incêndio no início do mês, quando 10 mil hectares foram destruídos. O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é uma área de preservação de aproximadamente 240.611 hectares de Cerrado, protegendo espécies únicas de vegetais, nascentes e cursos d’água, além de rochas pré-históricas.
Desde 2001, o parque foi reconhecido como Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco, tornando-se um importante local de preservação da biodiversidade. A situação atual é preocupante, e as medidas de combate aos incêndios e de proteção ambiental se tornam essenciais para a preservação desse patrimônio natural único.