Câmara dos DeputadosDestaque

Frente Parlamentar aborda desafios na comunicação sobre suicídio e destaca projetos de lei prioritários para saúde mental.

Frente Parlamentar Mista para Promoção da Saúde Mental promove debate sobre comunicação segura sobre suicídio

26/09/2024 – 18:13

Renato Araujo/Câmara dos Deputados

O deputado Pedro Campos destacou projetos de lei prioritários para a frente parlamentar

A Frente Parlamentar Mista para Promoção da Saúde Mental realizou um ciclo de palestras na Câmara dos Deputados nesta quinta-feira (26), abordando os desafios da comunicação segura sobre suicídio.

O presidente da frente, deputado Pedro Campos (PSB-PE), enfatizou a crise global de saúde mental e ressaltou a importância de projetos de lei como o combate ao suicídio de crianças e adolescentes (PL 1773/22) e à promoção da saúde mental dos profissionais da saúde (PL 4724/23). Campos destacou a necessidade de legislações que garantam a saúde mental e previnam o suicídio.

A fundadora do Instituto Vita, Karen Scavacini, defendeu uma abordagem mais sensível do tema pelos meios de comunicação. Ela alertou para os perigos da romantização da notícia de suicídio, citando o exemplo negativo de uma revista que tratou a morte de uma celebridade de forma inadequada.

Frente Parlamentar Mista para a Promoção da Saúde Mental

Karen Scavacini fez recomendações sobre como noticiar o suicídio

Internet
Karen Scavacini ressaltou a importância do papel dos usuários da internet na prevenção do suicídio, alertando para a não divulgação de conteúdos sensíveis. Dados do Ipea indicam que a mídia pode influenciar taxas de suicídio, mas ressaltam a necessidade de abordagens corretas e seguras.

Redes sociais
Gabriela de Almeida, do Redes Cordiais, destacou a importância do equilíbrio no uso das redes sociais e da atenção à saúde mental ao consumir conteúdos online.

Prevenção
Naísa Sá, do Ministério da Saúde, considerou crucial repensar a abordagem de prevenção ao suicídio e estimulou um diálogo constante sobre o tema. A Lei 13.819/19 e a Portaria 2.493/20 são marcos importantes nesse sentido.

As palestras realizadas estarão disponíveis na página da Frente Parlamentar Mista para Promoção da Saúde Mental para consulta.

Reportagem – Luiz Cláudio Canuto
Edição – Geórgia Moraes

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo