DestaqueDiário do Rio

Exposição ‘Novas Raízes’ de Rosana Paulino celebra 30 anos de carreira na Casa Museu Eva Klabin com reflexões sobre memória e identidade afro-brasileira

Cortesia Rosana Paulino e Mendes Wood DM, São Paulo, Brussels, Paris, New York (Foto: Bruno Leão)

Em uma exposição marcante, a renomada artista Rosana Paulino traz à Casa Museu Eva Klabin a mostra “Novas Raízes”, que promove reflexões sobre memória, natureza, identidade e história afro-brasileira. Comemorando seus 30 anos de carreira, a exposição foi inaugurada nesta quinta-feira, 26 de setembro, e estará aberta gratuitamente ao público de quarta-feira a domingo até 12 de janeiro de 2025.

Este evento representa a primeira individual da artista no Rio de Janeiro desde sua passagem pelo Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires (MALBA), onde se tornou a primeira mulher negra a ter sua obra exposta. A exposição no MALBA proporcionou um olhar retrospectivo sobre a trajetória de Rosana Paulino.

O curador Lucas Albuquerque destaca a importância da exposição ao unir o acervo clássico da Casa Museu Eva Klabin com as obras contemporâneas da artista. Ele ressalta o caráter educativo da mostra, que questiona a produção contemporânea em diálogo com novas visões de mundo.

Nos ambientes do térreo, os trabalhos evidenciam a relação entre arquitetura e botânica, com destaque para a série “Espada de Iansã”. As instalações buscam integrar o espaço interno com o exterior, desafiando a separação imposta pela cultura europeia de domar a natureza.

No segundo andar, a exposição aborda a vida privada de mulheres negras ao longo da história, com obras como “Paraíso tropical” e “Ama de Leite”. Estas peças resgatam elementos da história afro-brasileira e refletem sobre a subjugação vivida pelas mulheres negras no período escravocrata.

A mostra pode ser visitada na Casa Museu Eva Klabin, localizada na Av. Epitácio Pessoa, 2480, na Lagoa, de quarta-feira a domingo, das 14h às 18h. A entrada é gratuita e a classificação é livre.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo