DestaqueUOL

Eleições em São Paulo: Desafios e Prioridades para o Próximo Prefeito em uma Metrópole Complexa

Eleições para prefeito de São Paulo: desafios e prioridades para a cidade

A cidade de São Paulo, dentre suastantas características, tem duas que valem a pena ressaltar: é extremamente complexa em seu funcionamento e operação, e possui uma vitalidade econômica absolutamente relevante. Se a região metropolitana de São Paulo estivesse na Europa, estaria classificada como a região com a segunda maior economia, perdendo apenas para a região metropolitana de Paris.

Dentro desse contexto, vamos às urnas para definir o prefeito da cidade para os próximos quatro anos. Os problemas são muitos e as necessidades imensas. Um governante precisa elaborar planos com base em prioridades e planejar cuidadosamente sua implementação. É impossível reestruturar de forma profunda os modelos de desenvolvimento da cidade sem uma visão global de planejamento e uma abordagem urbanística sustentável, econômica e socialmente equilibrada.

Para termos uma cidade realmente inclusiva, precisamos permitir que cada vez mais pessoas desfrutem da cidade e de sua infraestrutura. Devemos caminhar para um modelo de desenvolvimento que estimule a cidade compacta, onde o uso misto seja incentivado. É fundamental requalificar e manter os espaços públicos, criando novas praças (pulmões verdes) que possibilitem e estimulem a convivência social, a partir de um detalhado mapeamento da carência de espaços verdes e de convivência em cada região da cidade.

Não menos importante, seria melhorar a utilização das vias como espaços públicos, principalmente redesenhando e aprimorando o pavimento das calçadas, em especial ao redor das estações de transporte de alta e média capacidade, criando uma identidade do passeio público. A responsabilidade do contribuinte pela execução e manutenção da calçada deve ser revista em determinados locais da cidade. Além disso, a cidade não será inclusiva se não for garantida ampla oferta de conexão digital gratuita no transporte coletivo e nos espaços e instituições públicas.

A mobilidade deve ser uma das prioridades do governo municipal. As redes de transporte de massa, fundamentais nesse processo, devem ser privilegiadas. Uma rede de transporte público eficiente, abrangente e confortável será a melhor forma de desestimular o uso do automóvel. Os sistemas de corredores de ônibus precisam passar por uma reestruturação completa para funcionar efetivamente como “linhas de metrô sobre pneus”, eliminando a ociosidade em determinados horários e integrando e otimizando toda a rede. Linhas de micro-ônibus podem fazer as conexões entre os terminais e o “miolo” dos bairros, garantindo a necessária capilaridade do sistema.

As ciclovias devem ser replanejadas para funcionar como modal complementar no processo de mobilidade urbana, oferecendo maior abrangência e segurança aos ciclistas. Sua conexão com estacões de transporte de massa e bicicletários adequadamente dimensionados são fundamentais para a operação do sistema.

Precisamos de uma cidade inovadora, que implante um laboratório capaz de avaliar, testar e desenvolver soluções urbanísticas. Um laboratório onde seja possível aferir desde questões comportamentais até a tecnologia aplicada a assuntos da cidade, como mobilidade, segurança, meio ambiente, governança, entre outros.

Outra questão importante é a segurança pública. Embora essa responsabilidade seja do Estado, sua falta causa danos socioeconômicos importantes para a cidade. A ambiência urbana inadequada pode induzir ao aumento da criminalidade. Ações para melhoria dos assentamentos informais e reestruturação e melhoria dos espaços públicos, mantendo-os sempre limpos, bem iluminados e estimulando sua utilização constante, podem ser fatores redutores da criminalidade.

Esperamos que o próximo prefeito tenha a capacidade de compreender que o desenvolvimento e a operação da cidade carecem de uma visão moderna, desvinculada de questões ideológicas e voltadas para a melhoria da qualidade de vida da população como um todo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo