Vice-presidente do Senado pede que Lula retire urgência da reforma tributária para ampliar debate antes da votação no Plenário

Na última terça-feira, o vice-presidente do Senado, Veneziano Vital do Rêgo, fez um apelo ao presidente Lula para que retire o pedido de urgência da regulamentação da reforma tributária (PLP 68/2024). O motivo dessa solicitação é que o projeto, que não foi votado no prazo de 45 dias, está trancando a pauta do Plenário desde segunda-feira (22). Ao chegar ao Senado em julho, a proposta provocou pedidos de líderes partidários para a retirada da urgência. Eles justificaram a necessidade de mais tempo para analisar o texto já aprovado pelos deputados, que estabelece os setores que terão redução de impostos, os que serão tributados e a implementação do modelo de cashback.
O senador Izalci Lucas (PSDB-DF), coordenador do Grupo de Trabalho na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), endossou a posição de Veneziano Vital do Rêgo, ressaltando a importância de um prazo mais longo para a votação do projeto. O parlamentar destacou a complexidade do tema e a necessidade de aprofundamento nas discussões para garantir uma decisão fundamentada e que atenda aos interesses da população brasileira.