DestaqueDiário do Rio

RioHarpFestival 2024: maior festival de harpas do mundo se encerra no Rio de Janeiro

Jesus Suarez – harpa da Venezuela

RioHarpFestival 2024 – Últimos dias para apreciar o maior festival de harpas do mundo

O RioHarpFestival 2024, amplamente reconhecido como o maior festival de harpas do mundo, está em seus últimos dias no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB RJ), com apresentações até o dia 30 de setembro. A entrada é gratuita e a programação diversificada reúne harpas tradicionais e inovadoras de diferentes continentes.

Nesta edição, o festival foi dividido em duas partes para responder à alta demanda de harpistas do mundo inteiro. A primeira fase, realizada em julho, homenageou a África. Agora, em setembro, a Europa é a região homenageada, em função da proximidade da reunião da Cúpula do G20 no Brasil.

O evento conta com músicos de diversos países, como Rússia, França, Argentina, Índia, Áustria, Croácia, Líbano, Peru e Venezuela, que se apresentam em diversos locais da cidade do Rio de Janeiro, além de outros países como Portugal, Espanha, Bélgica, Croácia, Itália, Alemanha e Áustria.

Programação e destaques

Durante o mês de setembro, aproximadamente 80 músicos de diversas partes do mundo participam do festival, realizando 44 concertos em locais como o Centro Cultural Banco do Brasil, Espaço Cultural Sesc, Biblioteca Nacional, Museu da Justiça, Centro Cultural Justiça Federal e Palácio São Clemente.

Entre os destaques da programação, estão artistas renomados como Alexander (Sasha) Boldachev, Claire Le Fur, Edith Gasteiger, Trio Fujyma Nippon, Camerata do Uerê, Coral Vozes da África, e músicos africanos como Muso N’Goni e Mukanya.

Além disso, músicos brasileiros também marcam presença no evento, com apresentações de nomes como Duo Alessandro Aguiar e Pierre Jatobá, Quinteto de Sopros da Banda de Fuzileiros Navais, Giovana Sanches e Allegro Trio de Harpas.

Inclusão social e integração comunitária

O RioHarpFestival promove a inclusão social, integrando harpistas internacionais com grupos artísticos de comunidades brasileiras, como a Camerata Uerê, da Comunidade da Maré, e a Orquestra de Gaitas de Foles de São Gonçalo.

Sobre o festival

Com 19 anos de tradição, o RioHarpFestival faz parte do projeto Música no Museu, iniciado em 1997, sendo reconhecido como a maior série de música clássica do Brasil. Desde sua criação em 2006, o festival atraiu milhares de espectadores, promovendo recitais com estilos musicais variados.

Serviço RioHarpFestival 2024

  • Data: De 1 a 30 de setembro de 2024
  • Local: Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB RJ) – Rua Primeiro de Março, 66, Centro, Rio de Janeiro/RJ
  • Classificação: Livre
  • Capacidade: 153 lugares
  • Ingressos: Distribuídos 1 hora antes de cada concerto, na bilheteria física do CCBB
  • Contato: (21) 3808-2020 | ccbbrio@bb.com.br
  • Horário de funcionamento: De quarta a segunda, das 9h às 20h (fechado às terças)

Outros locais de apresentações:

  • Espaço Cultural Sesc: Rua Marques de Abrantes, 99
  • Centro Cultural Justiça Federal: Av. Rio Branco, 241
  • Palácio São Clemente: Rua São Clemente, 424, Botafogo
  • Museu da Justiça: Rua Dom Manuel, 29
  • Biblioteca Nacional: Rua México, s/n

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo