Petrópolis é a cidade mais segura do estado do Rio de Janeiro, segundo ranking do “Anuário 2024”

Com base em estudo, Petrópolis é considerada a cidade mais segura do Rio de Janeiro
A cidade de Petrópolis se destaca como a localidade mais segura do estado do Rio de Janeiro entre os municípios com mais de 100 mil habitantes. Essa informação é respaldada pelo “Anuário 2024”, uma iniciativa da plataforma “MySide”, que utilizou dados do Ministério da Saúde (MS) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De acordo com os números apresentados, Petrópolis possui uma taxa de homicídios de 12,4 a cada 100 mil habitantes. Curiosamente, os primeiros lugares do ranking de segurança no Rio de Janeiro são ocupados por municípios da região Serrana, completados por Nova Friburgo (18,5) e Teresópolis (22,7). Já a capital fluminense, Rio de Janeiro, ocupa apenas a 9ª posição na listagem.
Confira o top-10 das cidades mais seguras do estado:
- Petrópolis: 12,4 assassinatos a cada 100 mil habitantes
- Nova Friburgo: 18,5
- Teresópolis: 22,7
- Magé: 23
- Niterói: 24,2
- Rio das Ostras: 24,8
- Campos dos Goytacazes: 27,3
- Rio de Janeiro: 28,2
- Maricá: 30
- Volta Redonda: 31,2
Entenda como o estudo foi realizado
O “Anuário 2024 de Cidades Mais Seguras do Brasil” utilizou como indicador principal o número de homicídios por 100 mil habitantes em cada município. Essa taxa é amplamente reconhecida internacionalmente como uma medida confiável de segurança pública, sendo adotada por instituições como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC).
Os dados analisados para a elaboração do estudo consideraram todos os 1,5 milhão de óbitos registrados no Brasil em 2023, disponibilizados pelo Painel de Monitoramento da Mortalidade da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), vinculada ao MS.
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp