DestaqueUOL

Operação do Ibama apreende 422 quilos de pirarucu e peixe-boi-da-amazônia em feira de Tefé, AM, em ação contra caça ilegal.

Na terça-feira (24), uma operação realizada pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) resultou na apreensão de 422 quilos de pirarucu e de um exemplar de peixe-boi-da-amazônia em uma feira de Tefé, município localizado no estado do Amazonas.

De acordo com as informações divulgadas pelo Ibama, o peixe-boi, espécie de mamífero ameaçada de extinção, foi abatido nas margens do rio Tefé. A seca enfrentada pela cidade tem intensificado a prática ilegal de caça aos peixes-bois e aos botos, sendo utilizadas redes de pesca, malhadeiras, arpões, martelos e armas de fogo pelos infratores.

O Ibama ressaltou que a caça é realizada de forma clandestina e os animais abatidos são cortados em locais sem autorização sanitária para posterior comercialização nas feiras da região. Além disso, os pirarucus apreendidos só podem ser capturados em áreas de manejo devidamente autorizadas.

A operação, cujo objetivo é coibir a prática de caça e pesca ilegais na região, foi desencadeada após o Ibama receber denúncias de crimes ambientais por parte de ONGs e de uma unidade do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).

Os responsáveis pelas infrações ambientais terão que arcar com uma multa no valor de R$ 12 mil como penalidade pela prática criminosa.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo