DestaqueDiário do Rio

Mercado da Praça XV: antigo Restaurante Albamar pode ser incorporado em novo projeto após 61 anos de demolição

Projeto de Revitalização do Mercado da Praça XV é Proposto Após 61 Anos de Demolição

Um antigo marco da história carioca pode estar prestes a renascer. A torre do extinto Restaurante Albamar, localizada na Praça XV, poderá ser incorporada a um novo projeto que visa reviver o Mercado da Praça XV, demolido há mais de seis décadas para dar lugar à Perimetral. A proposta, que foi publicada no Diário Oficial nesta quinta-feira (26/09), prevê a construção de um espaço que abrigará 24 restaurantes, três bares e quatro lojas, além de um local para a tradicional feira de antiguidades da Praça XV e eventos de música ao ar livre.

O destaque do projeto é a integração do antigo restaurante à nova estrutura, que será erguida aproveitando a torre remanescente dos quatro pilares do antigo Mercado da Praça XV, inaugurado em 1907. O local era essencial para a vida urbana carioca, uma verdadeira fervilhante de comércio de alimentos e produtos variados. Sua demolição, em 1963, para dar lugar à Perimetral, foi um episódio controverso que marcou a história da cidade.

O novo Mercado da Praça XV será construído em estrutura metálica, com um tom verde que remete ao antigo mercado. A proposta inclui uma cobertura em metal e madeira laminada, criando um espaço contemporâneo que homenageia a estética do passado. O local também contará com píeres voltados para a Baía de Guanabara, proporcionando uma vista privilegiada para o mar.

Revitalização da Praça XV e da ‘Pequena Lisboa’

O projeto representa uma aposta significativa para revitalizar a Praça XV e atrair ainda mais movimento aos finais de semana. A região já vem ganhando destaque com a popularização da área conhecida como “Pequena Lisboa”, que engloba ruas como a Ouvidor, do Mercado, dos Mercadores e do Rosário, além do Arco do Teles. Esses locais têm se transformado em pontos culturais e gastronômicos, com apresentações de rodas de samba e chorinho, atraindo tanto moradores locais quanto turistas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo