DestaqueDiário do Rio

Documentário revela golpe político sofrido por Rodrigo Neves em Niterói no ano de 2018.

Uma polêmica envolvendo o ex-prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, é retratada no documentário “Niterói Invicta – O golpe de 2018 e a atuação dos comunistas”, produzido por Igor Alves Pinto. O filme, disponível online a partir desta quarta-feira (25/09), traz à tona acontecimentos que marcaram a cidade na época.

O documentário, com 45 minutos de duração, apresenta depoimentos dos envolvidos, advogados, cenas reais do plenário da Câmara dos Vereadores e a repercussão do caso na mídia. Neves, que ficou privado de liberdade entre dezembro de 2018 e março de 2019, expressa sua inocência e emoções ao longo da narrativa.

Em um dos trechos do filme, o vereador do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Leonardo Giordano, comenta sobre a tentativa de golpe: “Um dos instrumentos dessa tentativa de golpe era não dizer direito qual era a acusação, não explicar direito quais eram os elementos, as provas, não deixar o Rodrigo falar”. Por outro lado, a então vereadora do Partido dos Trabalhadores (PT), Verônica Lima, destaca a maneira abrupta como Neves foi abordado pelas forças de segurança.

O desfecho do caso ocorreu em dezembro de 2023, quando o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e o Superior Tribunal de Justiça decidiram, por unanimidade, extinguir o processo de Neves devido à completa falta de indícios de crime. Durante os 1.828 dias de processo, o ex-prefeito sequer foi ouvido, mesmo quando estava detido.

Advertisement

Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Documentário reflete sobre situação vivida por Rodrigo Neves em Niterói no ano de 2018
lapa dos mercadores 2024 Documentário reflete sobre situação vivida por Rodrigo Neves em Niterói no ano de 2018

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo