DestaqueUOL

Dejetos de porcos podem abastecer 10% das residências rurais, revela empresa de energia elétrica a partir de biogás.

Produção de Energia a partir de dejetos de suínos pode abastecer residências rurais brasileiras

Recentemente, a Eva Energia, empresa do grupo Urca e da GNPW, estimou que se todas as granjas do país convertessem os dejetos dos porcos em biogás para energia elétrica, seria possível abastecer quase 10% das residências rurais do Brasil. Essa é uma informação surpreendente e que mostra o potencial do uso sustentável dos recursos disponíveis em nosso país.

A Folha teve a oportunidade de visitar as instalações da Fazenda Mano Julio, localizada em Mato Grosso, que é considerada o maior parque gerador brasileiro de energia elétrica a partir dos dejetos de suínos, com um investimento de R$ 25 milhões. Essa iniciativa demonstra o comprometimento de empresas do setor em buscar alternativas limpas e renováveis para a geração de energia.

Para explicar de forma mais detalhada como o xixi e o cocô dos porcos podem ser aproveitados para gerar energia limpa, a representante da Eva Energia, Priscila Camazano, concedeu uma entrevista exclusiva para a repórter especial Alexa Salomão. A entrevista foi transmitida ao vivo da Redação da Folha, localizada no centro de São Paulo, e pode ser conferida nos canais do jornal no YouTube, Instagram, Facebook e Twitch, de segunda a sexta-feira.

Após a transmissão, o conteúdo completo da entrevista fica disponível no canal da TV Folha no YouTube, bem como em formato de áudio nos principais agregadores de podcasts. Além disso, a TV Folha também publica no YouTube outras entrevistas, reportagens e minidocs sobre diversos temas do noticiário atual.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo