Câmara dos DeputadosDestaque

Cruzeiro do Oeste é oficialmente reconhecido como Vale Nacional dos Dinossauros, atrai pesquisadores de diversos países e promove desenvolvimento turístico.

25/09/2024 – 21:54

Portal da Cidade de Cruzeiro do Oeste

Museu de Paleontologia de Cruzeiro do Oeste

A cidade de Cruzeiro do Oeste, no Paraná, conquistou recentemente o título de Vale Nacional dos Dinossauros. A Lei 14.985/24, que atribui esse reconhecimento ao município, foi oficializada hoje, quarta-feira (25), no Diário Oficial da União.

Com uma população de 23,8 mil habitantes, Cruzeiro do Oeste se tornou um importante centro de estudos paleontológicos desde a descoberta de fósseis de pterossauros e dinossauros na região, ganhando destaque no cenário científico mundial e atraindo pesquisadores de várias partes do mundo.

A primeira espécie identificada foi o Caiuajara dobruskii em 2014, um pterossauro de pequeno porte que habitou a região durante o período Cretáceo, entre 90 e 70 milhões de anos atrás. Desde então, pelo menos outras duas espécies de répteis voadores foram encontradas pelos cientistas, assim como o primeiro dinossauro identificado no estado, o Vespersaurus paranaensis, um pequeno predador bípede que viveu há cerca de 90 milhões de anos. Em 2021, uma nova espécie de dinossauro bípede, chamada Berthasaura leopoldinae, foi descoberta no município por pesquisadores da Universidade do Contestado, UFRJ e Museu Nacional.

O local onde os fósseis foram achados é agora um sítio arqueológico sob a gestão do Museu de Paleontologia da cidade, inaugurado em 2019. Embora as primeiras descobertas datem dos anos 1970, somente a partir de 2011 é que os estudos começaram realmente. Apenas uma pequena parte do sítio arqueológico foi explorada até o momento, indicando a possibilidade de novas descobertas futuras.

Estímulo à pesquisa
A lei que designa Cruzeiro do Oeste como Vale dos Dinossauros teve origem no PL 4240/21, proposto pelo deputado Sergio Souza (MDB-PR).

“Com o desenvolvimento do turismo em Cruzeiro do Oeste, a cidade tem despertado o interesse de diversos estudiosos em paleontologia, que visitam o local e apresentam projetos inovadores para enriquecer a região e contribuir para o crescimento do turismo nacional”, afirmou o autor da proposta.

Da Redação – GM
Com informações da Agência Senado

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo