Audiência pública na CAS discute desafios da doença rara LAM nos pulmões e rins: mulheres são as mais afetadas.

Audiência Pública vai debater doença rara na CAS
Na tarde desta quarta-feira (11), a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado terá uma audiência pública para discutir os diferentes aspectos da Linfangioleiomiomatose (LAM), uma doença rara que afeta os pulmões, rins e vasos linfáticos. A audiência está marcada para às 14:30 e foi solicitada pelos senadores Alan Rick (UNIÃO-AC) e Humberto Costa (PT-PE) por meio do requerimento REQ 73/2024 – CAS.
A LAM é mais prevalente em mulheres entre a puberdade e a menopausa, com estimativas de afetar de 3 a 5 mulheres em cada 1 milhão. Frequentemente confundida com outras doenças respiratórias, a LAM causa perda de capacidade pulmonar e, em casos graves, tumores abdominais.
Segundo informações da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, a causa da LAM ainda é desconhecida e não existe cura para a doença. O tratamento consiste em medidas para controlar os sintomas respiratórios, como uso de broncodilatadores, oxigênio suplementar, fisioterapia respiratória e, em casos extremos, transplante pulmonar.
Durante a audiência, estarão presentes representantes do Ministério da Saúde, portadores da LAM e profissionais especializados, discutindo a necessidade de melhorias no tratamento e acesso dos pacientes à saúde.
Como participar
O evento será interativo, permitindo que os cidadãos enviem perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania. As contribuições serão respondidas ao vivo pelos senadores e debatedores, e o Senado oferece uma declaração de participação que pode ser utilizada como hora de atividade complementar em cursos universitários.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)