
O IBP divulga relatório com tendências globais de descarbonização
O Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) está prestes a lançar um relatório inovador que destaca as tendências de descarbonização em todo o mundo. O estudo foi baseado no mapeamento de 53 startups que focam em biocombustíveis, energia eólica offshore e outras inovações essenciais para reduzir as emissões de carbono.
De acordo com o relatório, os Estados Unidos estão na liderança global no desenvolvimento de projetos comerciais para descarbonização, com quase cinco vezes mais soluções do que a China, que ocupa o segundo lugar. Em seguida, vêm Japão, Singapura, Israel, Reino Unido e Itália. O Brasil se destaca como a economia mais inovadora da América Latina neste cenário.
O IBP afirma que a liderança dos EUA reflete um forte compromisso com a cultura empreendedora e o apoio ao crescimento de startups no país. O Radar de Tendências de Descarbonização do setor de petróleo e gás foi desenvolvido em parceria entre o IBP, a BIP Consulting e o IUP (hub de inovação do IBP). Esse relatório será apresentado na ROG.e 2024, um dos principais eventos de energia do mundo, que ocorre no Rio de Janeiro esta semana.
Com isso, o IBP reforça o seu compromisso com o enfrentamento das questões ambientais globais e a busca por soluções inovadoras para promover a descarbonização do setor de energia a nível mundial.
Por Diego Felix