DestaqueUOL

Projeto de lei que regulamenta doação de alimentos por supermercados avança no Senado, comemora diretor do sindicato dos cegonheiros.

Sindicato Nacional dos Cegonheiros comemora avanço de projeto de lei sobre doação de alimentos

O diretor-regional do Sindicato Nacional dos Cegonheiros (Sinaceg), Márcio Galdino, está celebrando o progresso de um projeto de lei (PL) que regulamenta a doação de alimentos por supermercados e estabelecimentos comerciais do tipo. O Sinaceg representa profissionais que transportam a maioria dos carros novos vendidos no Brasil, contando com mais de 3.700 caminhões cegonhas.

Em meio às chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul, o sindicato destaca ter transportado 400 toneladas de mantimentos e roupas para 11 cidades do estado, em parceria com empresas que disponibilizaram carretas baú para o transporte.

Galdino ressalta a importância do projeto para incentivar campanhas de arrecadação, afirmando que o essencial é garantir que os alimentos doados cheguem às pessoas necessitadas.

De autoria do senador Ciro Nogueira (PP-PI), a proposta foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. Com a apresentação de um substitutivo pelo relator, senador Alan Rick (União-AC), o PL passará por um segundo turno suplementar de votação. A nova versão do projeto também excluiu a aplicação de multa em caso de descarte de alimentos dentro do prazo de validade e próprios para o consumo.

O PL permite a doação de mercadorias perecíveis ou não embaladas e dentro do prazo de validade para instituições ou bancos de alimentos. No caso de doações diretas ao consumidor final, é necessário que um profissional ateste a qualidade do produto.

Artigo por: Bianka Vieira, Karina Matias e Manoella Smith

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo