
Após um mês de intensas chuvas e inundações, o nível do Rio Guaíba, em Porto Alegre, finalmente ficou abaixo da cota de inundação. Neste sábado (1º), o lago registrou a marca de 3,57 metros, três centímetros abaixo da cota estabelecida de 3,60 metros, o que indica que o rio voltou ao seu leito e não transborda mais.
Segundo registros, esta é a primeira vez que o Guaíba atinge essa condição desde o dia 2 de maio, quando registrou 3,69 metros. O pico histórico da cheia ocorreu em 5 de maio, atingindo 5,35 metros, superando a marca da enchente de 1941, que foi de 4,76 metros.
Mesmo com a melhora na situação, o cenário ainda continua sob alerta devido ao nível elevado do lago.
Tragédia no Rio Grande do Sul
As fortes chuvas que assolam o Estado desde 27 de abril trouxeram consigo um rastro de destruição, com centenas de mortos, milhares de desabrigados e uma situação de calamidade pública.
O número de vítimas fatais das chuvas no Rio Grande do Sul subiu para 171, com 43 pessoas ainda desaparecidas e 806 feridas, de acordo com informações atualizadas pela Defesa Civil neste sábado (1º).
Mais de 617 mil pessoas permanecem fora de suas casas, sendo mais de 580 mil desalojadas e 37,8 mil em abrigos. O total de municípios afetados aumentou para 475, refletindo a extensão do desastre.