DestaqueUOL

Ford transfere fábrica de jipes Troller para o governo do Ceará visando produção de veículos elétricos e investimento de R$ 400 milhões.

Fábrica da Ford é transferida para o Governo do Ceará

Publicado em 23 de agosto de 2021.

A Ford confirmou nesta segunda-feira (23) que sua fábrica localizada na cidade de Horizonte foi transferida para o Governo do Ceará. A unidade, que produzia o jipe Troller, encerrou suas atividades em 2021.

Em comunicado oficial, a montadora afirmou que foi dado um passo definitivo para utilizar a planta de Horizonte na geração de crescimento econômico e social para a comunidade cearense. O objetivo é produzir veículos elétricos para diversas marcas.

O anúncio do investimento de R$ 400 milhões na planta foi feito pelo governo cearense em agosto. A Comexport, empresa do ramo de comércio exterior, será a responsável por conduzir o negócio.

Estima-se que a unidade seja capaz de montar 40 mil unidades por ano para diferentes marcas, com a possibilidade de adesão de empresas chinesas. Marcas como Neta, GAC Motors e Omoda/Jaecoo já anunciaram a produção nacional, sem especificar a localização.

Localizada na região metropolitana do Recife, a fábrica da Troller empregava 470 colaboradores. Ela foi a última a encerrar suas atividades após a Ford anunciar a suspensão de suas operações fabris no Brasil em janeiro de 2021.

Os últimos Troller produzidos contavam com a mecânica a diesel de 200 cv da picape Ford Ranger. A versão com câmbio automático, lançada há apenas um ano, teve sua produção encerrada.

A história da marca cearense teve início em 1995, como uma versão nacional do Jeep Wrangler, com evoluções ao longo dos anos, incluindo o lançamento da picape Pantanal em 2006. A Ford adquiriu a fábrica de Horizonte em 2007, principalmente para aproveitar os incentivos fiscais da região.

Por Jornalista X

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo