DestaqueDiário do Rio

Academia Brasileira de Letras inaugura mural em homenagem aos 185 anos de Machado de Assis no Centro do Rio.

Academia Brasileira de Letras homenageia Machado de Assis com mural

Nesta segunda-feira (23/09), a Academia Brasileira de Letras, no Centro do Rio, inaugurou um mural em homenagem aos 185 anos de nascimento de Machado de Assis, escritor brasileiro do século XIX. A obra faz parte do projeto “Negro Muro”, que produz grandes murais para valorizar o legado de figuras negras do Rio de Janeiro e do Brasil.

O mural apresenta 150m² e foi elaborado desde 2023, quando surgiu a ideia de criá-lo. A pintura será feita à mão e contará com elementos visuais que remetem ao Rio de Janeiro da época e pessoais do escritor. Vale lembrar também que Machado foi um dos fundadores da ABL e a presidiu por 10 anos.

A inauguração oficial ocorreu às 15h30 e contou com uma apresentação especial com mesa redonda e performances musicais.

Academia Brasileira de Letras ganha mural em homenagem aos 185 anos de Machado de Assis

A homenagem a Machado de Assis é um reconhecimento a um dos grandes escritores da literatura brasileira e reforça a importância de valorizar a cultura negra em um país tão diverso como o Brasil. O mural se torna não apenas uma obra artística, mas um marco de memória e resistência.

A presença de figuras como Machado de Assis na Academia Brasileira de Letras é essencial para manter viva a história e a representatividade de importantes personalidades negras em nossa sociedade.

Por Altair Alves – Jornalista

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo