Agência BrasilDestaque

Presidente Lula da Silva abre a 79ª Assembleia Geral da ONU em Nova York com discurso sobre fome e crise climática.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou ontem à noite em Nova York para participar da 79ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas. Durante o evento, que tem início na terça-feira, Lula irá discursar sobre temas como o combate à fome e à crise climática. Tradicionalmente, o presidente brasileiro é o primeiro líder a falar desde a 10ª sessão da cúpula da ONU.

O secretário de Assuntos Multilaterais Políticos do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Carlos Márcio Cozendey, destacou a importância dos temas que Lula abordará em seu discurso. Ele ressaltou a expectativa de que as pautas sigam a agenda proposta pelo Brasil para o G20, com foco em inclusão, combate à fome, transição energética e reforma da governança global.

A Assembleia Geral da ONU é um dos principais órgãos da organização, reunindo os 193 estados membros, que têm direito a um voto cada. Para o Brasil, a participação nesse debate geral é uma oportunidade de apresentar as prioridades do país tanto em âmbito nacional quanto internacional.

O presidente brasileiro também participará da abertura da Cúpula do Futuro, prevista para este domingo. Lula será o segundo líder a discursar nesse encontro de dois dias, que tem como objetivo debater soluções para as crises emergentes de segurança, acelerar o cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e discutir as ameaças e oportunidades das tecnologias digitais.

A expectativa é que a Cúpula do Futuro resulte em um documento chamado Pacto para o Futuro, que será negociado entre os estados-membros para fortalecer a cooperação global e estabelecer compromissos para a adaptação aos desafios presentes e futuros. Lula terá a oportunidade de contribuir para um multilateralismo renovado e eficaz, visando o benefício das gerações futuras.