Eduardo Paes reforça compromisso com pessoas com deficiência em evento com Romário no Olaria Atlético Clube.[embed]https://www.youtube.com/watch?v=videoseries[/embed]


Em celebração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, o prefeito e candidato à reeleição, Eduardo Paes (PSD), participou de um evento neste sábado (21/09), no Olaria Atlético Clube, onde reafirmou seu compromisso com a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência na cidade do Rio de Janeiro. Acompanhado do senador Romário, Paes destacou suas propostas para o próximo mandato, caso seja reeleito, que incluem a ampliação do número de mediadores nas escolas municipais e a construção de novos centros para pessoas com transtorno do espectro autista.
“Estamos muito atentos à questão dos mediadores. Queremos passar de um mediador para quatro alunos para um mediador para três alunos, o que fará termos mais mediadores nas salas das escolas municipais,” afirmou Paes. Ele também mencionou a criação de mais centros de referência para pessoas com deficiência: “Neste governo, abrimos um centro para crianças com espectro autista e o objetivo agora é criarmos mais oito.”
Romário elogia gestão de Paes
Ao lado de Paes, o senador Romário reforçou o trabalho que a atual gestão tem feito para melhorar a vida dos cariocas, especialmente das pessoas com deficiência. “Essa é uma data importante e especial para a nossa comunidade. Faço parte dessa comunidade há 20 anos, quando nasceu uma princesa chamada Ivy,” disse Romário, referindo-se à sua filha com síndrome de Down. “Quero parabenizar o maior prefeito da história dessa cidade. Ele é bom na saúde, na educação, no esporte, no social, no transporte público, e tem um olhar diferenciado para as pessoas com deficiência.”
Propostas para o futuro mandato
Entre os compromissos de Paes para um futuro mandato está a construção de oito novos centros de atendimento a pessoas com transtorno do espectro autista. Atualmente, o Centro de Estímulo ao Desenvolvimento no Transtorno do Espectro Autista (CED-TEA), localizado no bairro do Maracanã, é a principal unidade dedicada ao atendimento dessas pessoas. O objetivo de Paes é replicar esse modelo em outras regiões da cidade.
Na área educacional, Paes garantiu que, além de aumentar o número de mediadores, a rede municipal continuará a ampliar o atendimento às pessoas com deficiência e seus familiares. A cidade já possui sete Centros de Referência da Pessoa com Deficiência, que oferecem cerca de 3 mil atendimentos por mês, incluindo capacitação para o mercado de trabalho e assistência socioeducacional.
“Não é só o ingresso nas escolas, precisamos criar protocolos para garantir a permanência e o sucesso dos alunos com deficiência,” destacou Paes.
Mercado de trabalho e capacitação
A gestão de Eduardo Paes tem investido em programas de capacitação e inclusão no mercado de trabalho para pessoas com deficiência. Desde 2021, a cidade implementou um programa de Emprego Apoiado, que acompanha as pessoas com deficiência antes, durante e após sua inserção no mercado de trabalho, proporcionando suporte contínuo.
Além disso, mais de 11,8 mil pessoas com deficiência e seus familiares já foram capacitados para o mercado, com uma meta de qualificar 15 mil pessoas até o próximo mandato. Em outra iniciativa pioneira, a prefeitura lançou um curso de Libras que já formou 590 alunos.
Esporte e inclusão
Na área esportiva, Paes anunciou que planeja aumentar o número de atletas paralímpicos no Time Rio, um programa de apoio que atualmente conta com 24 atletas, cada um recebendo uma bolsa de R$ 8 mil por mês. Nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, 18 atletas do Time Rio conquistaram sete medalhas, incluindo duas de ouro.
Além disso, o candidato à reeleição pretende construir quatro novas vilas olímpicas adaptadas, garantindo maior inclusão no esporte para pessoas com deficiência.
Advertisement
