STF rejeita recursos e mantém decisão sobre revisão da vida toda de aposentadorias do INSS em julgamento virtual.

Os ministros que votaram pela negação dos recursos foram Nunes Marques, Cristiano Zanin, Flávio Dino, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes, Luiz Fux e Luís Roberto Barroso. Apenas o ministro Alexandre de Moraes se posicionou favorável aos aposentados, reconhecendo que o STF já havia decidido validar a revisão da vida toda. Faltam três votos para que o julgamento virtual seja finalizado na próxima sexta-feira (27).
Em março deste ano, o Supremo Tribunal Federal decidiu que os aposentados não possuem o direito de optar pela regra mais favorável para o recálculo do benefício, em uma votação que terminou em 7 votos a 4. Essa decisão anulou uma deliberação anterior da Corte que era favorável à revisão da vida toda. A reviravolta aconteceu devido ao julgamento de duas ações de inconstitucionalidade contra a Lei dos Planos de Benefícios da Previdência Social, e não do recurso extraordinário que garantia o direito à revisão para os aposentados.
Antes dessa nova decisão, os beneficiários poderiam optar pelo critério de cálculo que resultasse em um benefício mensal maior, sendo a escolha entre a regra de toda a vida ou não deixada a critério do aposentado. Com a atual posição do STF, a maioria dos ministros entende que a regra de transição é obrigatória e não pode ser opcional para os aposentados, o que tem gerado debates e controvérsias sobre o tema.