O ministro Dias Toffoli, do STF (Supremo Tribunal Federal), tomou uma decisão impactante nesta sexta-feira (20) ao anular processos e provas da operação Lava Jato relacionados a Raul Schmidt Felippe Júnior, empresário acusado de pagar propina a funcionários da Petrobras. Essa decisão do ministro aponta para possíveis irregularidades no funcionamento da operação.
Toffoli apontou em sua decisão para a existência de “constantes ajustes e combinações” entre juízes e procuradores que atuaram na Lava Jato, incluindo o ex-juiz Sergio Moro e sua sucessora, Gabriela Hardt. Ele mencionou um “verdadeiro conluio a inviabilizar o exercício do contraditório e da ampla defesa pelo requerente”, demonstrando preocupação com a falta de imparcialidade nos processos.
O empresário Raul Schmidt Felippe Júnior argumentou que a Lava Jato teria obtido provas de forma ilegal, sem autorização judicial e à margem dos canais oficiais de cooperação internacional. Ele também solicitou a extensão de benefícios concedidos a outras figuras envolvidas na operação, como o ex-presidente Lula e o empresário Marcelo Odebrecht.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
ASSINE POR R$ 1,90 NO 1º MÊS