Agência BrasilDestaque

Prêmio Firjan SESI SEEDUC premiará diretores de escolas no RJ que mais reduzirem evasão de estudantes no ensino médio

Diretores de escolas do estado do Rio de Janeiro terão a oportunidade de serem premiados pelo combate à evasão de estudantes no ensino médio. O lançamento do Prêmio Firjan SESI SEEDUC – Combate à Evasão no Ensino Médio, que ocorreu nesta quarta-feira (18), promete reconhecer os gestores que mais se destacarem nesse desafio, oferecendo uma imersão internacional e materiais para suas escolas.

A iniciativa, fruto da parceria entre a Secretaria Estadual de Educação e a Firjan SESI, contemplará um total de 66 escolas que conseguirem a maior redução percentual na taxa de abandono escolar entre os anos de 2023 e 2024. Em caso de empate, será considerada a escola com o menor índice absoluto de abandono escolar em 2024, mostrando a importância não apenas da diminuição, mas também da efetivação de ações que evitem o abandono dos estudantes.

A apuração dos resultados será feita pela Divisão de Análise de Dados da Educação e Cultura, em conjunto com a Divisão de Avaliação da Educação e Cultura da Firjan SESI, a partir das informações divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A entrega do prêmio está prevista para o segundo semestre de 2025.

As premiações serão divididas em Prêmio Ouro e Prêmio Prata, com 14 escolas recebendo o Prêmio Ouro, que inclui um programa de imersão internacional para o gestor da escola e materiais adicionais para auxiliar no ensino dos alunos. Já o Prêmio Prata será concedido a 52 escolas, que terão acesso a um Programa de Imersão Nacional para o Gestor.

Dados do Censo Escolar indicam que o ensino médio apresenta a maior taxa de repetência, com 3,9%, e evasão, com 5,9%. O estudo “Combate à Evasão no Ensino Médio: Desafios e Oportunidades”, realizado pela Firjan SESI e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), revela que meio milhão de jovens acima de 16 anos deixam a escola anualmente, evidenciando a urgência em enfrentar esse desafio educacional.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo