Prêmio Firjan SESI SEEDUC premiará diretores de escolas no RJ que mais reduzirem evasão de estudantes no ensino médio

A iniciativa, fruto da parceria entre a Secretaria Estadual de Educação e a Firjan SESI, contemplará um total de 66 escolas que conseguirem a maior redução percentual na taxa de abandono escolar entre os anos de 2023 e 2024. Em caso de empate, será considerada a escola com o menor índice absoluto de abandono escolar em 2024, mostrando a importância não apenas da diminuição, mas também da efetivação de ações que evitem o abandono dos estudantes.
A apuração dos resultados será feita pela Divisão de Análise de Dados da Educação e Cultura, em conjunto com a Divisão de Avaliação da Educação e Cultura da Firjan SESI, a partir das informações divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A entrega do prêmio está prevista para o segundo semestre de 2025.
As premiações serão divididas em Prêmio Ouro e Prêmio Prata, com 14 escolas recebendo o Prêmio Ouro, que inclui um programa de imersão internacional para o gestor da escola e materiais adicionais para auxiliar no ensino dos alunos. Já o Prêmio Prata será concedido a 52 escolas, que terão acesso a um Programa de Imersão Nacional para o Gestor.
Dados do Censo Escolar indicam que o ensino médio apresenta a maior taxa de repetência, com 3,9%, e evasão, com 5,9%. O estudo “Combate à Evasão no Ensino Médio: Desafios e Oportunidades”, realizado pela Firjan SESI e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), revela que meio milhão de jovens acima de 16 anos deixam a escola anualmente, evidenciando a urgência em enfrentar esse desafio educacional.