DestaqueUOL

Casa Branca critica suspensão da rede social X no Brasil e alerta para importância da liberdade de expressão online

A Casa Branca critica suspensão de rede social no Brasil

No último dia 17, durante uma entrevista coletiva, a porta-voz do Executivo americano, Karine Jean-Pierre, criticou a suspensão da rede social X no Brasil. Segundo Jean-Pierre, as pessoas deveriam ter acesso às redes sociais, pois é uma forma de liberdade de expressão.

A decisão de suspender a rede social de Elon Musk no Brasil foi tomada pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes, em 30 de agosto. O bloqueio foi imediato, completo e integral devido ao descumprimento de decisões judiciais pela plataforma de forma recorrente.

A determinação do ministro vale até que todas as ordens judiciais relacionadas à rede social sejam cumpridas. Além disso, Moraes exigiu a nomeação de um representante da empresa em território nacional, conforme prevê a lei.

Lá Fora

Receba uma seleção semanal do que acontece no mundo direto no seu e-mail.

O presidente Joe Biden, nos Estados Unidos, também enfrenta questões relacionadas a redes sociais. Em abril, ele sancionou um projeto de lei que proíbe o TikTok no país caso a ByteDance não se desfaça do aplicativo em nove meses, devido aos possíveis riscos à segurança nacional dos EUA pela relação da empresa com a China.

Essa preocupação é um ponto de convergência entre Biden e seu antecessor, Donald Trump, que tentou bloquear o TikTok em 2020. No entanto, a decisão foi suspensa por um juiz poucas horas antes de entrar em vigor, e Biden revogou a ordem de Trump ao assumir a Presidência.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo