DestaqueDiário do Rio

Governo do Rio encerra epidemia de dengue após queda significativa nos casos registrado no estado por mais de quatro semanas consecutivas



O Fim da Epidemia de Dengue no Estado do Rio de Janeiro

Após meses de monitoramento e análises técnicas realizadas pelo Centro de Inteligência em Saúde (CIS) da Secretaria de Saúde, o Governo do Estado do Rio de Janeiro decretou, nesta terça-feira (11/06), o fim da epidemia de dengue em todas as regiões fluminenses. A decisão foi baseada na constante queda no número de casos registrados ao longo das últimas quatro semanas, atingindo o nível 1 do Plano de Contingência Estadual Contra a Dengue.

A epidemia havia sido decretada em fevereiro, quando o estado registrou um aumento significativo no número de casos prováveis da doença, ultrapassando os 91 mil casos em apenas um mês. Porém, com as medidas de combate e prevenção adotadas, os números foram reduzindo progressivamente, com 18 mil casos registrados no mês de maio, representando uma diminuição de 57% em relação ao mês anterior.

Na última semana avaliada pelos técnicos da Secretaria de Saúde, foram contabilizados 1.467 casos prováveis de dengue, demonstrando a eficácia das estratégias implementadas para controlar a epidemia. Desde o início do ano, foram registrados 268.947 casos da doença e 178 óbitos.

O Painel Monitora, que mantém a atualização diária dos dados sobre a dengue, e o Boletim Panorama da Dengue, divulgado quinzenalmente, têm sido fundamentais para a análise da evolução e tendências de transmissão da doença em todo o estado do Rio de Janeiro.

Advertisement

Receba notícias no WhatsApp

Grupo Whatsapp


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo