Ministério da Justiça autoriza uso da Força Nacional para combater incêndios florestais em seis estados da Amazônia por 90 dias.

A medida, publicada no Diário Oficial da União, tem como objetivo principal atuar em conjunto com os órgãos de segurança pública e defesa social dessas localidades, assim como com os órgãos e entidades responsáveis pela proteção do meio ambiente. A atuação dos profissionais da Força Nacional será de extrema importância para auxiliar as polícias civis dos estados e a Polícia Federal na investigação e combate às causas de surgimento de incêndios por ação humana.
Os municípios selecionados para receber o apoio da Força Nacional são estrategicamente distribuídos em cada um dos seis estados beneficiados. No Amazonas, as cidades contempladas são Apuí, Boca do Acre, Humaitá, Lábrea, Manicoré e Novo Aripuanã. Já no Pará, Altamira, Itaituba, Jacareacanga, Novo Progresso, Ourilândia do Norte e São Félix do Xingu. Em Rondônia, Candeias do Jamari, Nova Mamoré e Porto Velho. No Mato Grosso, Aripuanã, Colniza e Nova Maringá. Em Roraima, somente Caracaraí e, por fim, no Acre, Feijó.
A quantidade de agentes que serão enviados para essas regiões ainda será definida pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. A ação coordena esforços importantes para tentar conter os incêndios que têm causado grande impacto ambiental e social nas regiões afetadas. É mais um passo importante na luta contra as queimadas descontroladas no país.