
Intimação da Enel de São Paulo pela Aneel devido a falhas na prestação de serviços de energia elétrica
No último dia 11 de junho, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que irá intimar a Enel de São Paulo devido a falhas na prestação de serviços de energia elétrica. Caso a empresa não apresente propostas de adequação satisfatórias, a agência poderá até mesmo retirar os direitos de concessão da empresa.
De acordo com a Aneel, cerca de 2,6 milhões de consumidores foram afetados por interrupções no fornecimento de energia em São Paulo, sendo que 2,1 milhões desses consumidores estão localizados na área de concessão da Enel.
A Enel justificou as interrupções alegando que um temporal atípico atingiu a cidade de São Paulo, causando o desligamento de 17 linhas de alta tensão. Até a manhã seguinte, apenas 500 mil consumidores tiveram o serviço de energia restabelecido.
Em comunicado oficial, a Aneel informou que a diretoria solicitou que a área de fiscalização da agência intime imediatamente a Enel-SP para apresentar justificativas e propostas de adequação do serviço diante das ocorrências registradas.
A agência destacou que, caso a empresa não responda de forma satisfatória e imediata, poderá tomar medidas mais drásticas, como a retirada dos direitos de concessão.
Equipes de fiscalização da Aneel já estão presentes na cidade de São Paulo verificando as ocorrências e garantindo que medidas adequadas sejam tomadas. A Enel relatou que as áreas mais afetadas foram as zonas oeste e sul, bem como alguns municípios vizinhos.
A concessionária informou que mobilizou um grande número de técnicos para lidar com a situação e está colaborando com equipes de outras regiões do país. Apesar dos problemas causados pelo evento climático, a Enel afirma estar mais preparada do que em situações anteriores e garante que está trabalhando para restabelecer o serviço o mais rápido possível.